Pela primeira vez, mais bancos centrais planejam reduzir suas reservas em dólar do que aumentar na próxima década, conforme revelado por uma pesquisa global. Esse dado reflete um aumento do risco político associado à moeda americana.
Os resultados da pesquisa surgem em meio a uma guerra no Oriente Médio, parcialmente iniciada pelos Estados Unidos, que abalou os mercados globais de energia. Além disso, a busca do presidente americano, Donald Trump, por novas formas de impor tarifas destaca a agenda de política externa cada vez mais imprevisível do país.
A pesquisa foi conduzida pelo OMFIF (Official Monetary and Financial Institutions Forum), um grupo de pesquisa independente com sede em Londres, entre março e maio, e inclui respostas de 74 bancos centrais ao redor do mundo.
É a primeira vez que a pesquisa registra que o desejo de reduzir as alocações em dólar supera a intenção de aumentá-las desde que começou a monitorar as intenções de investimento dos bancos centrais em 2023. Isso representa uma mudança global significativa em relação ao dólar, frequentemente chamada de “desdolarização”. Essa mudança implica uma redução no uso da moeda americana no comércio global e nas transações financeiras, diminuindo a demanda pela moeda e seu valor.
De acordo com o JPMorgan, a participação do dólar americano nas reservas cambiais dos bancos centrais caiu para o nível mais baixo em duas décadas no ano passado. O relatório do OMFIF conclui que, este ano, a geopolítica superou o ambiente político americano como fator de desestímulo ao investimento no dólar, refletindo o papel percebido dos EUA no aumento do risco geopolítico.
“O dólar ainda domina os portfólios e deve continuar assim no futuro previsível”, afirmou Andrea Correa, chefe de pesquisa do OMFIF.
Ainda assim, uma desdolarização “gradual” está levando os bancos centrais a migrarem para o euro e o renminbi. A pesquisa revelou que quase todos os bancos centrais acreditam que o renminbi oferece diversificação, enquanto dois terços afirmaram que o euro se tornou mais atrativo para uso no comércio global, um aumento em relação a 43% no ano passado. Vinte e nove por cento dos entrevistados indicaram o desejo de aumentar as reservas em euro no longo prazo, uma leve alta em relação a 22% no ano anterior.
A dívida internacional denominada em euros atingiu níveis recordes em 2025, e o euro se tornou a principal moeda em títulos verdes, segundo Karsten Stroborn, diretor-geral de mercados do banco central da Alemanha, em texto publicado no relatório.
A demanda por moedas alternativas, como o dólar de Singapura, o won sul-coreano e o rand sul-africano, também está crescendo. Ao mesmo tempo, o aumento do risco geopolítico está impulsionando a demanda por ouro. Uma parcela recorde de bancos centrais afirmou que planeja aumentar os investimentos em ouro, mesmo com os preços subindo mais de 20% em relação ao ano anterior.
O relatório aponta que a mudança foi “impulsionada pela proteção contra o risco geopolítico e pelas crescentes dúvidas sobre a estabilidade do sistema monetário internacional”. O ouro “passou a ocupar o centro” das estratégias de gestão das reservas de ativos dos países, com cerca de 51% dos bancos centrais citando a proteção contra o risco geopolítico, um aumento de 11% em relação a 2024.
