Sonho de todas as torcidas brasileiras, o Mundial tem se tornado um objetivo cada vez mais distante. Desde a última vez em que um brasileiro se sagrou campeão da competição, em 2012, as equipes do Brasil colecionam eliminações dolorosas na competição.
Com o aumento na disparidade do poder econômico entre equipes europeias e sul-americanas, o abismo na disputa entre os times no Mundial só aumentou. Um time brasileiro não vence o maior torneio de clubes da Fifa há 12 anos, cenário que tende a ser ainda mais acachapante com a mudança de formato na competição.
O novo Mundial de Clubes da Fifa acontecerá de quatro em quatro anos e vai emular o formato da Copa do Mundo. O novo torneio terá sua edição inaugural entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, e vai reunir 32 dos melhores clubes do mundo.
Paralelamente, o Intercontinental ficará como a competição global anual entre os clubes campeões de cada continente.
Desempenho brasileiro
Desde que o Corinthians se sagrou campeão mundial, em 2012, nenhum clube brasileiro conseguiu conquistar o título novamente. Nos últimos 12 anos, as equipes brasileiras acumulam 15 jogos no Mundial e somam apenas seis vitórias entre si.
Destes 15 jogos, oito terminaram em derrotas brasileiras, enquanto um ficou empatado. Ao todo, o aproveitamento final de equipes do Brasil no torneio é de apenas 42,2% desde a última vez em que um time nacional se tornou campeão.
O Brasil acumula quatro vice-campeonatos no Mundial desde 2012, além de duas terceiras posições e um quarto lugar. Com o novo super Mundial, uma equipe brasileira poderá voltar a ser coroada campeã do mundo em 2025, após 13 anos de hiato do país na competição.
Confira os números de equipes brasileiras no Mundial desde 2012:
15 jogos
6 vitórias
1 empate
8 derrotas
42.2% aproveitamento
19 gols
23 gols sofridos
Imagem: Marco Bello – FIFA/FIFA via Getty Images