Poucos dias após ter assumido o comando da Igreja Católica, o papa Leão XIV determinou a elevação da diocese de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, à Arquidiocese.
Trata-se da primeira Arquidiocese criada em todo o mundo pelo novo papa. A transformação foi oficializada na manhã desta quinta-feira (22/5) e publicada no site oficial do Vaticano.
Com a mudança, toda a organização muda: a igreja da cidade passa a se chamar Catedral Metropolitana de São José e o Dom Antônio Emidio Vilar, responsável pela igreja, assume o título de Arcebispo Metropolitano.
Em sua nova função, Vilar usará o pálio, um manto de lã entregue pelo papa Leão XIV durante uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 29 de junho. Este será o primeiro encontro entre Vilar e o papa.
Vilar assume o título de Arcebispo, um dos mais altos na igreja, e a responsabilidade pela província eclesiástica local, composta pelas dioceses da região com a arquidiocese como sede.
Quem é o novo arcebispo
- Dom Antônio Emidio Vilar nasceu em novembro de 1957, em Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais
- Ele cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma
- Foi nomeado bispo de São José do Rio Preto em 19 de janeiro de 2022 e nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São José do Rio Preto em 22 de maio de 2025
- A Diocese de São José do Rio Preto foi criada em 25 de janeiro de 1929
- Em 17 de agosto de 1954, o papa Pio XII declarou o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria como principal padroeiro da Diocese de Rio Preto
Imagem: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Por Metropoles