O Botafogo se prepara para enfrentar o Pachuca, do México, nesta quarta-feira (11/12), em uma competição entre times de diferentes continentes. A Copa Intercontinental reúne o Glorioso, Al Ahly FC, Al Ain, Auckland, Pachuca e Real Madrid para jogarem entre si.
O nome do torneio é um velho conhecido no mundo do futebol, porém ele não é o mundial de fato, segundo a Fifa. A entidade afirma que a Copa Intercontinental da FIFA se desenvolveu para se tornar o principal torneio global anual de clubes, com os vencedores na disputa pela coroa de campeões mundiais no seguinte.
Contudo, o Intercontinental um dia já foi o mundial de clube para, mais tarde, ser extinto. Entenda:
A Copa Intercontinental existe desde 1960, e reunia os campeões da Libertadores e a Copa dos Campeões da Europa, nome antigo da Champions League. A organização foi realizada pela Union of European Football Associations (Uefa) e pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Problemas organizacionais ocorreram e para manter a existência do torneio e a Federação Japonesa passou a cuidar do Intercontinental com um forte patrocínio da Toyota. O formato do torneio mudou, mas continuou com o significado e representatividade do Mundial.
Como o intercontinental acabou?
Em 2000, porém, a Fifa passou a organizar seu próprio torneio e a chamou de Campeonato Mundial de Clubes. Diante da concorrência, o Intercontinental perdeu a força e relevância.
Após a edição inaugural, o torneio foi suspenso até 2005, enquanto a Copa Intercontinental continuava em paralelo, até ser extinta em 2004. O Mundial de Clubes retornou em 2005 e se expandiu em alcance, estrutura e prestígio. Em outubro de 2017, a FIFA reconheceu oficialmente todos os campeões da antiga Copa Intercontinental como campeões mundiais.
Super Mundial
Portanto, o Intercontinental retorna este ano, mas a entidade deixa claro que o clube vencedor não será campeão do mundo, pois este será o título dado ao ganhador do novo Super Mundial.
O Mundial de Clubes da FIFA terá sua edição inaugural entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, para reunir 32 dos melhores clubes do mundo. O torneio deve ocorrer de quatro em quatro anos, enquanto o novo Intercontinental será anual.