O ano de 2025 mal teve início e Felipe Neto fez, no último dia 3, seu primeiro contato com o Judiciário. O influenciador, que não esconde sua afinidade com a máquina legal, compareceu junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para atualizar uma ação iniciada em dezembro de 2024, contada agora, em primeira mão, por esta coluna.
Em uma publicação feita, supostamente no X, o youtuber expõe os valores de itens do gênero alimentício, da gasolina e do dólar referentes ao ano de 2022. Os valores elencados são acompanhados de uma imagem forjada por uma polêmica manifestação política.
O tuíte atribuído a Felipe Neto foi reproduzido amplamente no TikTok em vídeos rápidos, característicos da rede, apresentando-se, em seus próprios termos, como uma postagem “totalmente fabricada pela extrema direita”.
Judicialmente, Felipe Neto apontou inconsistências e fragilidades na publicação que permitem identificar o caráter fraudulento do material. No TikTok, o suposto tuíte deu lugar a vídeos em que o influenciador é ironizado e debochado, deflagrando uma batalha política. A adulteração de um conteúdo em uma rede foi suficiente para iniciar uma nova contaminação, dessa vez em outro território igualmente fértil.
Agora, o youtuber briga para que alguns links, indicados por ele na ação, sejam forçosamente deletados por parte do TikTok Brasil. Felipe afirmou ter o direito de não ver seu nome e sua imagem atrelados a um conteúdo falso.
No dia 3 deste mês, iniciando o novo ano, Felipe Neto informou à Justiça já ter realizado um pagamento essencial ao bom andamento do feito. Agora, resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Foto: Instagram/Reprodução
Por Metropoles