Conclave: 2º dia inicia com fumaça preta e indefinição do futuro papa

As votações seguem ao longo do dia. Estão previstas ainda mais duas rodadas nesta quinta: uma por volta das 12h30 e outra às 14h

Compartilhe

Vaticano – A Igreja Católica ainda não definiu seu novo papa. Na manhã do segundo dia de conclave, nesta quinta-feira (8/5), a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina é preta, sinal de que os cardeais reunidos no Vaticano não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo pontífice.

Pela manhã, foram realizadas duas rodadas de votação. De acordo com o Vaticano, caso um papa fosse escolhido, a fumaça branca surgiria por volta das 5h30 (horário de Brasília). Como os cardeais não chegaram a um acordo sobre o próximo pontífice, nenhuma fumaça foi emitida nesse horário.

Mais tarde, após a segunda votação da manhã, a fumaça preta apareceu às 6h51, indicando que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços necessários — ou seja, 89 dos 133 votos dos cardeais eleitores.

As votações seguem ao longo do dia. Estão previstas ainda mais duas rodadas: uma por volta das 12h30 e outra às 14h. Caso o novo papa seja escolhido, a fumaça branca será vista saindo da chaminé, localizada no alto da Capela Sistina.

Resultado pode sair no 2º dia

Esta quinta marca o segundo dia de conclave, que pode ser decisivo. Nos dois conclaves mais recentes, realizados em 2005 e 2013, os papas foram eleitos justamente nessa etapa.

Mesmo assim, segundo estimativas dos próprios cardeais, a escolha pode levar de dois a três dias, prazo que tem sido comum nos últimos 10 conclaves.

Um fator que pode estender o processo é que cerca de 80% dos cardeais nunca participaram de um conclave antes, o que pode exigir mais tempo de discussão e avaliação entre os eleitores.

1ª fumaça do conclave foi preta

O conclave teve início nessa quarta-feira (7/5), com a primeira votação resultando também em fumaça preta. Desde então, os cardeais se reúnem na Capela Sistina para as votações, que ocorrem em silêncio e sob rigoroso sigilo.

Ao final de cada sessão, os votos são queimados com produtos químicos que, ao serem liberados pela chaminé, informam o resultado ao público.

Participam dessa escolha 133 cardeais com menos de 80 anos, incluindo sete brasileiros. Ao ser eleito, o novo papa é questionado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar. Em seguida, recolhe-se por alguns minutos na chamada Sala das Lágrimas, onde veste os trajes papais.

Depois desse momento reservado, ele é anunciado oficialmente ao público e faz sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Por Metropoles

 

 

Ultimas notícias

Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Pedro

Preta Gil revela data da viagem aos EUA para tratar câncer

Mateus, dupla de Jorge, passa por nova cirurgia para conter infecção

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto, e carro é alvejado

Na “ressaca” de Copom e Fed e de olho em tarifas, dólar abre em queda

Filho de Angélica debocha após confusão com a namorada