China: em nova reação a Trump, Xi Jinping eleva taxa dos EUA para 125%

Presidente chinês, Xi Jinping diz que não há vencedores em uma guerra tarifária. Governo chinês considera que medidas de Trump virarão piada

Compartilhe

A queda de braço entre as duas maiores economias do mundo parece não ter fim: em retaliação às tarifas que somam 145% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a China aumentou, nesta sexta-feira (11/4), suas tarifas sobre produtos norte-americanos para 125%.

Essa é a mais recente jogada da disputa comercial entre Pequim e Washington, poucas horas depois de o presidente chinês, Xi Jinping, afirmar que “não há vencedores em uma guerra tarifária”, na primeira vez em que fala publicamente sobre o assunto.

Jinping fez os comentários durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol, na qual convidou a União Europeia a trabalhar com a China para resistir à “intimidação” dos EUA, parte de uma aparente campanha chinesa para fortalecer outros parceiros comerciais.

O Ministério do Comércio chinês anunciou nesta sexta que estava aumentando as tarifas de 84% sobre todas as importações norte-americanas para 125%, afirmando novamente que a China estava pronta para “lutar até o fim”.

“A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática norte-americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em piada”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio.

“China ignorará”

A declaração também sugeriu que essa pode ser a última ação de Pequim na retribuição por aumentos tarifários, já que “no nível tarifário atual, não há aceitação do mercado para produtos norte-americanos exportados para a China”.

“Com o nível tarifário atual, não há aceitação do mercado para produtos norte-americanos exportados para a China. Se os EUA continuarem a impor tarifas sobre produtos chineses exportados para os EUA, a China ignorará”, disse o ministro das Finanças da China, Lan Foan, sinalizando que há outras contramedidas a serem tomadas.

125% + 20%

Nessa quinta-feira (10/11), a Casa Branca esclareceu que a tarifa definida pelos EUA contra produtos chineses chega a 145%, um valor superior ao anunciado pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (9/4).

Segundo o gabinete de Trump, o valor inclui os 125% impostos como retaliação ao país asiático e outros 20% que já estavam em vigor desde janeiro como medida punitiva para supostamente conter o tráfico de fentanil.

Imagem: Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images

Com informações do The Guardian.

Por Metropoles

Ultimas notícias

Filho de Chico Anysio revela que famoso se arrependeu de virar artista

Lexa mostra quantidade de injeções que está tomando após complicações

Davi revela fim do namoro e conta motivo: “Parece que cometi um crime”

Escritor e Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa morre aos 89 anos

Jojo reage e responde com deboche afronta do Ministério da Saúde

Michelle diz que Bolsonaro já está no quarto e agradece equipe médica