Leonardo tem primeira derrota em processo contra a Sony e recorre

Cantor ajuizou uma ação contra a Sony por exploração indevida de suas músicas em plataformas de streaming; a coluna descobriu novidades

Compartilhe

coluna Fábia Oliveira descobriu que Leonardo acaba de sofrer um baque em uma nova aventura no campo judicial. Estamos falando, aqui, de um caso novo e que já gerou bastante repercussão desde seu surgimento em abril deste ano.

Leonardo decidiu ajuizar uma ação contra a Sony Music por exploração indevida de suas músicas em plataformas de streaming. Ele acusou a ré de estar explorando seu material em mídias que não existiam quando um contrato de 1998 foi assinado. O sertanejo afirmou, ainda, não receber os valores que a empresa ganha com o catálogo disponível online.

Liminar

O músico pediu uma liminar para proibir a Sony de explorar seu catálogo online imediatamente. Além disso, pediu a transferência de todas as informações, metadados e base de dados de suas faixas a uma agregadora a ser indicada por ele.

A liminar, caro leitor, era uma forma do sertanejo de conseguir impedir o uso do material antecipadamente. Acontece que o pedido foi negado pela juíza do caso no dia 30 de abril. Na decisão, a magistrada alegou que a liminar só poderia ser concedida se o direito de Leonardo fosse provável e se a espera até o final do processo pudesse lhe causar maiores danos.

A juíza afirmou que a exploração do catálogo nos streamings já acontece há anos e, portanto, não é razoável falar em urgência nos pedidos de Leonardo. Além disso, disse que o caso exige que a Sony consiga fazer a própria defesa à Justiça.

Recurso

No dia 5 deste mês Leonardo moveu um recurso contra a decisão que rejeitou sua liminar. No documento o músico apontou erros materiais na decisão, além de interpretações erradas da lei.

O sertanejo também acusou a juíza de não levar em conta que ele está prestes a gravar um novo DVD em menos de 20 dias. Ele disse que a negativa da liminar pode comprometer ações desenhadas para impulsionar o novo projeto que envolvem seus fonogramas supostamente utilizados de forma indevida nos streamings. Essa situação, segundo o artista, já mostraria a urgência do pedido.

Com o recurso, Leonardo pretende reverter a situação e ver sua liminar concedida pela juíza. Só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

por Metropoles

Ultimas notícias

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção

Carolina Dieckmann exibe look ousado e descontraído para o final de semana

Aos 41 anos, Tatá Werneck revela vontade de engravidar pela 2ª vez

Leonardo tem primeira derrota em processo contra a Sony e recorre

Marrone passou por cirurgia após cair de palco e bater a cabeça

PIS/Pasep: nascidos em maio e junho começam a receber abono nesta 5ª