Após “arapuca do BC”, Lula buscará produtores para baratear alimentos

O presidente atribuiu a alta dos alimentos à “irresponsabilidade” do Banco Central e às “loucuras” ditas em campanha nos Estados Unidos

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associou o aumento no preço dos alimentos à alta do dólar e à “irresponsabilidade” do Banco Central que, segundo o chefe do Planalto, armou uma “arapuca” ao indicar a elevação da taxa básica de juros, a Selic, em 2025 ainda na gestão de Roberto Camos Neto e antes mesmo de Gabriel Galípolo assumir a autoridade monetária.

“O problema é o seguinte: tivemos um aumento do dólar porque a gente teve um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra. Não se pode dar um cavalo de pau no Brasil”, disse o presidente, nesta quinta-feira (6/2).

O titular do Planalto assegurou que o governo “trabalha com afinco” para garantir a redução dos preços nos supermercados. Para isso, o presidente deve se reunir, na próxima semana, com produtores de carnes e de arroz para debater medidas para baratear os alimentos.

“Eu não posso fazer congelamento [de preço], eu não posso ter fiscal para ir em fazenda para ver se o gado tá guardado ou não. O que a gente pode fazer é conversar com os empresários”, ressaltou, em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

Dólar x loucuras nos EUA

Ele também atribuiu o aumento do dólar às “loucuras que estavam sendo feitas nos Estados Unidos”, durante a campanha eleitoral, mas ressaltou que, agora, o câmbio começa a se ajustar.

“Comida barata na mesa do trabalhador é uma coisa que estamos perseguindo”, garantiu Lula.

Por Metropoles

Ultimas notícias

Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Pedro

Preta Gil revela data da viagem aos EUA para tratar câncer

Mateus, dupla de Jorge, passa por nova cirurgia para conter infecção

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto, e carro é alvejado

Na “ressaca” de Copom e Fed e de olho em tarifas, dólar abre em queda

Filho de Angélica debocha após confusão com a namorada