Lula participará de cerimônia em memória aos dois anos dos atos de 8 de Janeiro

Solenidade contará com a presença de juristas, parlamentares e comandantes das Forças Armadas; no entanto, nem todos os chefes dos Três Poderes estarão presentes

Compartilhe

Nesta quarta-feira (08), em Brasília, o presidente Lula dedicará sua agenda inteiramente a um evento significativo que relembra os atos de 8 de janeiro de 2023. Esta cerimônia, que se inicia às 9h30, marca o segundo aniversário dos ataques às sedes dos Três Poderes. O evento é um marco na defesa da democracia e inclui a reintegração de obras de arte danificadas, como o relógio suíço de pêndulo do século X e o painel “As Mulatas” de Di Cavalcanti, ao patrimônio do Palácio do Planalto. A cerimônia culminará com a entrega de 21 obras restauradas, com exceção do relógio suíço, que foi enviado à Suíça para reparos.

A cerimônia contará com a presença de juristas, parlamentares e comandantes das Forças Armadas, destacando a importância do evento. No entanto, nem todos os chefes dos Três Poderes estarão presentes. O presidente da Câmara, Arthur Lira, não confirmou sua presença, enquanto os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luiz Roberto Barroso, já informaram que não poderão comparecer. Representando suas respectivas casas, estarão o vice-presidente do STF, Edson Fachin, e o vice do Senado, Veneziano Vital. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do processo que investiga os atos de 8 de janeiro, também marcará presença.

Nos dois anos que se seguiram aos ataques, o STF condenou 371 pessoas envolvidas, resultando em um prejuízo superior a seis milhões de reais durante os atos. Este evento não apenas celebra a restauração das obras de arte, mas também simboliza a resiliência da democracia brasileira. A expectativa é que a cerimônia inclua um abraço simbólico à democracia na Praça dos Três Poderes, reforçando o compromisso do país com seus valores democráticos.

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

*Com informações de Aline Becketty 

Por Jovem Pam

Ultimas notícias

Ana Hickmann é condenada a pagar pensão compensatória para ex-marido

Lula gera polêmica ao dizer que homens são ‘mais apaixonados’ por amantes do que por suas mulheres em ato sobre democracia

A notícia ruim que o SAG Awards 2025 traz para Fernanda Torres

Empresas de Virginia tentam pular fora de ação judicial de consumidora

Fã de Luan Santana guarda lâmina de barbear com pelos do cantor

Claudia Leitte e Ivete Sangalo trocam unfollow após polêmica; entenda